Este lixo é produzido por diversas fontes, sendo as principais:
- Usinas nucleares: após o processo de fissão nuclear, o que sobra do uso do urânio é considerado lixo nuclear.
- Armas Nucleares: na fabricação, manutenção ou desativação deste tipo de arma, vários resíduos nucleares são gerados.
- Laboratórios de exames clínicos: alguns instrumentos de exames médicos usam produtos radioativos como, por exemplo, máquinas de raio-x.
O lixo nuclear deve ser transportado, tratado e isolado com máximo rigor de cuidado, seguindo diversas normas de segurança internacionais, a fim de evitar qualquer tipo de acidente ou contaminação. Um dos principais problemas atuais é o destino deste tipo de lixo.
O contato do ser humano com este tipo de lixo pode ter como conseqüência o desenvolvimento de várias doenças (câncer é a principal) e até a morte imediata.
Curiosidades:
- O lixo nuclear pode levar de 50 a 100 anos para perder toda sua radiação.
- No Brasil, ocorre a produção de lixo nuclear nas Usinas Atômicas de Angra I e Angra II, situadas em Angra dos Reis (RJ).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiL1ZrftRRqGcnuiZGAY7K5wPxWRJg2LCmHBQBkfKcA2Uk8-VWmBPq5TNlnr0mydqCtc40yY-t15WDR4GQTQ_LL1peDiM8VbbhgLDS8mmSy07wHBoldKNh1ugKyfK5DHT13WvxI1gLIuKj/s400/pilhas.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgusFaQEbGAmNu8cws_OIS5Qu0DW65qRRgalayr7XPdBcvtJjwzZXpQVeaqVN-OEUeRo1FEzGTd1s3HXBvnmipVkjSPabvRwakgKjPQ2OtG9GVoQSH2477BRyuZVSe03olyIZqaH2yI4cm7/s660/VITIMAS++DOS++EUA+04.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário